quarta-feira, 20 de agosto de 2014

Cannabis medicinal

Canabidiol: Qualidade de Vida x Ignorância e Preconceito

Publicado por Italo Spagliari - 32 minutos atrás
1
O canabidiol, conhecido também como CBD é uma substancia química encontrada na maconha, derivada da Cannabis Sativa e tem sido alvo de grandes debates e diversas pesquisas. Isso porque estudos têm mostrado que a substancia pode ser uma excelente aliada no alivio a crises epiléticas, esclerose múltipla, câncer e também dores neuropáticas. Acresce que já existem relatos que ela auxilia também no tratamento contra a ansiedade e insônia, por exemplo.
No entanto, apesar dos benefícios serem visivelmente claros, o canabidiol ainda encontra-se inserido na lista de substancias de uso proscrito no Brasil. Listada como F2, só poderá ser importada através da apresentação de uma lista de documentos, prescrição médica e termo de responsabilidade. Esses papeis serão avaliados pelo diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), que dará, se tudo correr como planejado, uma autorização especial que será liberada no prazo de uma semana (em média).
Após 3 anos de estudos realizados no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto (HCFMRP), em parceria com a Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto (FCFRP), contando com uma parte do instituto depesquisa para abuso de drogas dos EUA, o uso da substancia mostrou-se eficaz no combate a fobia social e a ansiedade. Ficou comprovado que a substância extraída da maconha possui efeito ansiolítico, não causa dependência e reduz o medo de falar em público em pessoas que possuem fobia social.
A tese de doutorado elaborada pelo pesquisador Mateus Bergamaschi, com orientação de Regina Queiroz e de José Alexandre Crippa, ambos professores, da FCFRP e da Faculdade de Medicina, respectivamente, traz resultados inéditos, que são relevantes na medida em que podem oferecer uma nova alternativa de tratamento, beneficiando a qualidade de vida destas pessoas.
A professora e cientista americana do Instituto para Abuso de Drogas, Marilyn Huestis afirma que o trabalho do pesquisador brasileiro é muito importante e que não existe risco de dependência. Crippa, professor da Faculdade de Medicina – USP e orientador do pesquisador, alerta que o canabidiol não possui os efeitos completos de fumar a maconha, que inclusive pode piorar a ansiedade em pessoas com a fobia social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário